sábado, 25 de abril de 2015

Contador de Histórias

As histórias são fortes em minha família.
Estiveram com meus avós;
Depois pertenceram a meus pais
Agora estão comigo.

As encontrei em muitos lugares
Nas vozes, nas letras, nas formas
Se você for sensível e prestar a devida atenção
Poderá encontrar histórias escondidas até mesmo dentro do silêncio.

São coisas poderosas as histórias
Podem criar dentro de nós o espírito de fogo de um mártir
Ou nos fazer cometer as maiores atrocidades em nome de supostos bens maiores
Até mesmo a pesada indiferença pode instalar-se por meio delas
Como o pesado urso que farto de gordura se deita para o inverno
E abandona por completo a ideia da existência de outros.

Minha missão é semear o conflito
Mas esqueça a pólvora, o plutônio e os corpos amontoados sob o sol que Deus criou
Quero guerra é dentro de você
Anseio por vê-los combaterem-se com extrema ferocidade no seu interior
O seu lobo branco e o seu lobo negro
A sua luz e a sua escuridão
A sua gentileza e o seu egoísmo
A sua justiça e o seu pecado
O seu amor e o seu ódio.
A sua consciência apática transformada em um coliseu é o que almejo.

Certa vez um velho índio disse uma verdade sobre tal metafísico combate
De que o lobo vencedor dentro de nosso coração é aquele a quem mais alimentamos.
E o que porventura a animalidade do espírito humano comeria?
Enigma digno de esfinge.
Para mim a melhor comida é a palavra, o significado, o sentido
Forças invisíveis capazes de ordenar o caos que há dentro dos homens.
E certamente é sempre melhor dar esta sagrada ração ao cândido lobo, a aparência do bem
Deixemos a fera escura enfraquecer e cair derrotada na arena de nossos pensamentos e atitudes.
Aprendi com um mestre carpinteiro que este é sempre o melhor caminho.
É por isto que ouço e conto histórias


Porque carrego a recôndita esperança de um dia ver todas as tribos, reinos e nações como uma grande e alva alcateia unida rumo ao amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário