sábado, 13 de agosto de 2016

Palavra de Aço - Capítulo 1: Velho Conhecido




_Vamos fazer uma pausa. _disse o hospedeiro. 

O Cronista limpou a ponta da pena com um pequeno pedaço de pano branco e a descansou sobre a folha de papel, escrita até a metade. Bast deu uma espreguiçada em sua cadeira. Já era noite. Kote se levantou e foi para trás do balcão do salão da hospedaria Marco do Percurso. O homem ruivo tirou um copo de baixo da tábua e escolheu uma das garrafas atrás de si. Tirou um saca rolha de algum lugar e iniciou o procedimento de abri-la.

_Tendo a pensar que você não necessita disso. _ falou o escriba com um sorriso.

O hospedeiro pareceu perdido.

_Como disse? _ perguntou.

_Acho que você consegue perfeitamente retirar esta rolha, por mais fixa que ela esteja, apenas com as mãos. _ respondeu o outro. 

Kote sorriu matreiramente. Ele abriu a garrafa e despejou uma bebida quase tão vermelha quanto seus cabelos no copo sobre a madeira lisa. 

_Você tem razão. Eu poderia fazer com isso facilmente. Em siglística se aprende coisas muito interessantes sobre pressão. Mas tomar um bom vinho é um ritual onde os pequenos toques são sagrados. Quebrei muitas regras em toda a minha vida mas dessa eu me abstenho de fazer o mesmo.

Bast riu com afeto e disse:

_Você é mesmo incrível Reshi!

O hospedeiro depositou a garrafa ao lado do copo no balcão. Com simplicidade respondeu: 

_Eu apenas fui um pouco mais audacioso que a maioria Bast.

Um cachorro uivou em algum lugar lá fora.

_Você já encontrou alguém parecido com você? _ indagou o Cronista.

_Como assim? _ interrogou Kote.

_Quero dizer se já conheceu alguém com este mesmo modo de lidar com as coisas como você lida, com essa mesma agudeza de espírito que você quase sempre demonstrou diante das dificuldades. Já topou com outra pessoa assim?

Kote bebeu um gole de seu vinho carmesim e falou em seguida:

_A tragédia é uma professora severa. Mas quem aprende com ela nunca mais é o mesmo diante das contingências do viver. Certa vez conheci alguém com quem me identifiquei muito nisso. Ele era conhecido como O Alquimista de Aço.

_Nunca ouvi a respeito dele. _declarou o escritor.

_Com um nome desses como nunca ouvi uma história sobre ele Reshi? _ perguntou o ajudante e aprendiz de Kote.

_Ele não pertence a estas partes do mundo Bast. Veio de um país longínquo, do extremo oriente. Sua passagem por estes reinos foi breve. Mas o suficiente para um feito memorável. Eu o auxiliei. Ele acabou me auxiliando também. 

Com uma curiosidade ávida o Cronista disse:

_Ficaria feliz em registrar tal episódio. 

_Sim Reshi! Conte-nos! _ pediu Bast com excitação. 

Kote bebeu outro gole. Dessa vez ele esvaziou todo o conteúdo do copo. 

_Trata-se de uma história interessante. _ disse o Edena Ruh, parecendo mais jovem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário